sexta-feira, 20 de março de 2009

Fenêtres

Uma janela não deveria nunca ser banal. Não basta apenas ser um buraco na parede para deixar entrar a luz mas, sobretudo, deve servir para criar uma abertura para a beleza..

As janelas são para uma casa o que os olhos são para o ser humano. Elas permitem que se lance um olhar ao céu mesmo quando se está dentro de casa! .

O grande arquiteto inglês John Dennison dizia que é necessário construir uma casa em torno de suas janelas, jamais o inverso. Para ele, as janelas constituem o elemento mais importante de uma casa.
.
Na verdade, não é por acaso que a parte mais bela de uma Catedral seja suas janelas. Os construtores compreenderam isto desde sempre!
.
Existem janelas modestas como as dos humildes barracos...
.
...existem janelas riquíssimas, de um luxo incomparável, obra de grandes artistas...
.
...mas é a luz do mesmo sol que passa por umas e pelas outras. Não existe um sol para os ricos e outro sol para os pobres.
.
Existem também as janelas alegres que dão um ar de felicidade às paredes onde aparecem...
.
Mas existem ainda, infelizmente, as janelas das prisões e dos esconderijos. A luz penetra nelas aos pingos, como um conta-gotas, pois raramente são orientadas para o lado do sol.
.
Há também as janelas das paredes velhas que abrem um espaço para o passado e os ancestrais. São as janelas da memória!
.
Existem janelas fantásticas, cheias de alegria que, muitas vezes, atraem os passarinhos.
.
Existem janelas indiscretas que permitem uma olhadela sobre a pobreza, sobre os infelizes e as crianças abandonadas, nas casas frias e sem alma. .

Algumas janelas parecem vivas por terem uma postura humana. Vejam como as três janelas seguintes parecem possuir pálpebras pesadas de sono!

Quando não há janelas suficientes, não se deve hesitar em criá-las, mesmo que seja nos ângulos mais inusitados, como no muro que se verá a seguir.
.
Janelas piedosas de uma igrejinha no campo... Elas são testemunhas dos moradores da vila que ali vão fazer suas preces noturnas.
.
Duas janelas elegantes com ’’cabeleiras’’ de heras!
.
A janela é a ligação entre o interior e o exterior. Ela fica a meio caminho entre a natureza livre e o confinamento por trás dos muros.
.

Ela é, sobretudo, um símbolo de evasão, liberdade e energia, já que dá passagem à luz, fonte da vida.

Création Florian Bernard 2004

- Mensagem em power point com música de fundo e composta das 22 imagens mostradas nesta postagem, disponível para os interessados. Basta me mandar um email ou deixar um recado com o seu email nos comentários desta postagem.

- Fui!

4 comentários:

Dandy disse...

Fiquei encantada,com suas"Janelas,portas e afins" e gostaria muito de receber essa mensagem no meu Email,Norival!
Meu nome é Dandara,pode me chamar de Dandy rsrs
Belissímo esse Blog,de muito Bom Gosto!
Parabéns...
Agradeço já sua atenção e aguardo noticías.Forte Abraço e...Sucesso!

Norival R. Duarte disse...

Oi, Dandy!

Obrigado pelos elogios e pela visita ao meu blog. Infelizmente, você não mencionou o endereço eletrônico do seu email, impossibilitando-me de mandar-lhe a mensagem da postagem, com som.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Norival R. Duarte disse...

Salve, Roselly!

Primeiramente, transcrevo o comentário que você deixou no meu blog, como Anônimo, em 22 de março de 2011 08:19 que, não sei porque cargas d’água, teima em não aparecer no final da postagem. Lá vai:

“Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Fenêtres":

Estou fascinada com seu blog. Qta felicidade vc me proporcionou!

Passo meu endereço e aguardo ansiosa que vc me envie esta e tantas outras mensagens possiveis, ok?

roselly@pororó.pororó

Meu abraço afetuoso. Obrigada pela atenção.”

Dito isso, Roselli, respondo ao seu comentário:

Obrigado pela visita ao meu blog JANELAS, PORTAS E AFINS e pelos comentários e elogios. Estou enviando o PPS da mensagem “Fenêtres”, que você viu nele e que tanto a agradou.

Como sempre faço num primeiro contato, anexo uma segunda mensagem, também em pps, intitulada SAWABONA, que tem um belíssimo texto de Flávio Gikovate, médico psicoterapeuta – e ator, que recentemente fez um bela ponta na ultima novela das oito da TV Globo -, chamado “Sobre estar sozinho”. Um texto que já tem mais de dez anos de criação, mas que será sempre atual.

Aproveito para informar que incluí o seu endereço de email na minha lista de correspondentes para futuras remessas.

Tenho outros dois blogs em pleno cruzeiro, que são relativamente mais ou menos bem visitados: o Norrival (norrivalduarte.blogspot.com) e o Ó pa qui, ó... (opaquio.blogspot.com). Se você visitá-los, aumentará os índices o meu IBOPE!


Grande abraço.