domingo, 9 de agosto de 2009

Islândia

Situada na Europa, entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico, a Islândia é uma ilha com grandes extensões de gelo e lava. Montanhas cruzam o país de leste a oeste, onde se originam os principais rios. O litoral é bastante recortado, formando bonitos fiordes.

O mais jovem país da Europa - geologicamente falando - ainda está em formação. Um pouco por todo lado, no alto das montanhas e debaixo das geleiras, há um rio de fogo que vai modificando a paisagem primitiva da ilha.

Cerca de um terço da ilha fica acima dos seiscentos metros de altitude, e as montanhas tomam cores irreais graças à atividade vulcânica.

O isolamento relativo da ilha e a sua reduzida povoação (ca. 305.000 habitants em 2008) não apagaram as suas raízes nórdicas, mas “congelaram” a língua. Por exemplo: ainda hoje se fala uma língua arcaica, muito próxima da dos vikings - uma espécie de latim escandinavo.

Não! Antes que você coloque um comentário metendo o pau na escolha desta matéria publicada neste blog, por, aparentemente, fugir do seu foco, janelas portas e afins, vou logo cortando o seu barato esclarecendo que esta postagem não é uma aula de geografia nem de história geral. Acontece que eu não poderia publicar apenas a imagens que vieram na mensagem em PPS que recebi de uma grande amiga, nomeada ao final do post, desacompanhadas dos textos que a completavam. E, se der uma repararadinha bem caprichadinha, verá que as imagenzinhas que mostram casinhas islandesas estão cheinhas de janelinhas bunitinhas. Confira nas próximas imagens! (Clique nelas para ampliá-las.)













A visão da Aurora Boreal está relacionada às regiões próximas ao cinturão ártico. Esse fenômeno pode ser visto em noites com céu bem claro, algumas vezes no ano.





Dettifoss - Uma gigantesca queda d’água.



“Puffins” – (papagaios do mar) - Aves típicas da região.



Banho nas águas termais da Lagoa Azul.

- - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: De um email da minha querida amiga Francine Grossi, que tem um blog com o mesmo nome, que você acessa clicando aqui, que mora em Brasília, que gosta de coisas esotéricas, que significa o estudo e a obtenção da sabedoria de grandes mestres ligados ao crescimento do Ser em unidade com a Mãe Natureza, que lê livros de Eckhart Tolle , Dr. Amit Goswami , Mulla Nasruddin, Gautama Buda, J. Krishnamurti, Lao Tzu, Ramana Maharschi, Osho, entre outros, além de outro excepcional, o Swâmi Sírio Silva, que é nosso amigo pessoal. Vai lá no blog dela, vai!

- I bibida prus músicus!>

4 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Norival R. Duarte
"Islândia"

RENDO-ME DIANTE DESTA SUA POSTAGEM COM IMAGENS BELAS.
EFIGENIA COUTINHO

Norival R. Duarte disse...

Obrigado Efigênia, pela visita ao meu blog, por ter deixado um comentário nele e por ter gostado da matéria.

Volte sempre!

ana lagoa disse...

estava buscando fotos dos pães sendo assados nas encostas quentes dos vulcões da islandia e achei tuas janelas e portas. as fotos da sua amiga me deram mais vontade de comer otal pãe com manteiga isandesa. adorei seu blog, vou ver s outros.^estou fazendo um mas ainda é pobrinho. abs ana
www.50mais.wordpress.com

Norival R. Duarte disse...

Oi, Ana Lagoa!

Obrigado pela visita ao meu blog, pelo comentário deixado nele e pelos elogios. Espero que tenha achado a receita do pão com manteiga islandesa. Apareça outras vezes!

Grande abraço e feliz 2010!