terça-feira, 30 de novembro de 2010

Festival dos pátios de Córdoba, Espanha


Toda primavera, Córdoba explode em flores, com festas especiais durante todo o mês de maio, começando com um desfile conhecido como a "Batalha das Flores". É quando a cidade é lançada oficialmente nas celebrações da primavera, com a Festa das Cruzes de Maio, geralmente ocorrendo durante a primeira semana do mês. Segue-se o Concurso dos Pátios, que pode facilmente passar da metade do mês.

Esse concurso de pátios é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Córdoba e começou em 1918. Mas, para compreender realmente por quê uma competição deste tipo foi criada, você precisa saber algo sobre a arquitetura local.

Devido ao calor, originado do clima seco, as casas de Córdoba foram construídas com um pátio central, mesmo à época da dominação dos romanos. Essa tradição foi mantida pelos mouros e persiste em muitas casas ainda hoje. Então, encher o pátio central com plantas e alguns detalhes com água sempre foi uma maneira de manter fresco o ambiente das casas. Mas, graças à criatividade e à engenhosidade do ser humano, a decoração dos pátios acabou tomando vida própria e, em algum momento, alguém percebeu que esses tesouros escondidos eram demasiado bonitos para serem guardados por trás de portas pesadas e grelhas de ferro. Então, uma vez por ano, as portas passaram a ser abertas e todos são convidados para ver de perto as maravilhas dos pátios das residências da cidade.

Eles não só oferecem um banquete visual de flores coloridas, mosaicos de pedra e enfeites de cerâmica, mas também trazem os perfumes clássicos de Córdoba: jasmim e flor de laranja, misturados com uma infinidade de aromas das flores e muitas outras plantas vivas que são trazidas a esse festival da cidade.

Uma festa visual de flores coloridas.

Uma vasta gama de pátios aguarda a sua visualização e a sua admiração em Córdoba a cada ano, não só em casas particulares, não de uma família apenas, mas todos, indistintamente, abrindo suas portas para mostrar-lhe seus pátios encantadores, construidos em torno do velho estilo em seus centros de casas. Há também mostras maiores, construídas sob edifícios, em paredes de prédios de apartamentos que possuem pátios, onde, surpreendentemente, várias vezes por ano, muitos jardineiros trabalham juntos para cultivar as gemas especiais – bulbos, sementes e mudas.

Melhor ainda: esse tipo de decoração em Córdoba foi mais além, sendo oferecido ao visitante, pelo setor privado, uma vasta gama de mostras que inclui inúmeros pátios, chamados por eles de "monumentos". Por exemplo, o Palácio Viana, um edifício do século 14, conhecido como Museu do Pátio, oferece cerca de 12 pátios diferentes para seus visitantes. Também classificado como "Jardim Histórico" , está no topo da lista de recomendações para aqueles que desejam ver o melhor de Córdoba.

Existem numerosos conventos e edifícios religiosos em Córdoba com imperdíveis pátios e entre eles se incluem a Encarnação, Santa Isabel de los Angeles, Las Capuchinas, Santa Maria, Santa Cruz, Jesus Crucificado, Nuestra Señora de las Nieves, Corpus Cristi e São Pedro Real. Há também o "Círculo da Amizade" e a "Faculdade de Direito" (Departamento Jurídico), na universidade local.

Como seria de se esperar, o concurso de maio dos pátios de Córdoba é mais do que apenas uma competição. No site de turismo da cidade, é oficialmente o "Festival de Maio dos Pátios de Córdoba" e, fiéis à tradição, os moradores promovem uma série de entretenimentos em toda essa celebração. Alguns dos melhores nomes do flamenco são chamados para viajar a Córdoba nessa época do ano para adicionar som às vistas, cheiros, texturas e sabores que beneficiam moradores e visitantes. Sim, Córdoba é realmente uma festa para todos os cinco sentidos nesta época do ano.

- Clica nas imagens para ampliá-las, exceptuando-se esta primeira -







































- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Fontes:

- Imagens: De uma mensagem em pps que recebi da minha amiga Maria José Araújo Barbosa;

- Texto: Do site Andalucia.com, que traduzi com o auxílio do tradutor do Google.

- Fui!

Nenhum comentário: