quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ligação para o Paraíso


Estava num passeio em Roma quando, ao visitar a Catedral de São Pedro, fiquei abismado ao ver sobre o topo de uma coluna de mármore um telefone de ouro.

Vendo um jovem padre que passava pelo local, interpelei-o e lhe perguntei a razão daquela ostentação. O padre então me disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o paraíso e que se eu quisesse fazer uma ligação teria de pagar 100 dólares.

Fiquei tentado a ligar, porém, declinei da oferta.

Continuando a viagem pela Itália, encontrei outras igrejas com o mesmo telefone de ouro no topo de uma coluna de mármore. Em cada uma das ocasiões perguntei a razão daquilo e a resposta era sempre a mesma: linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a ligação.

Depois da Itália, vim para o Brasil e desci na Paraíba. Ao visitar a Catedral de João Pessoa, na Praça da Catedral, fiquei surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de mármore com um telefone de ouro.

Sob o telefone, um cartaz que dizia:

LINHA DIRETA COM O PARAÍSO

PREÇO POR LIGAÇÃO = R$ 0,25

Não agüentei e perguntei ao primeiro padre com o qual me encontrei:

- Padre! Viajei por toda a Itália e em todas as catedrais que visitei vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço da chamada era de 100 dólares. Por que aqui são somente 25 centavos?

O Padre sorriu e disse:

- Meu amado amigo, você está em João Pessoa! Aqui a ligação é local.

E emendou:

- Que conferir?

E me mostrou um álbum com algumas fotos da cidade, que copiei e apresento a seguir:









































Isso é só um pouquinho de João Pessoa!

Terra de gente trabalhadora!

Povo humilde, honesto e educado!


- Fui!

Nenhum comentário: