terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Art Nouveau – 01/15

O estilo conhecido como Art Nouveau, surgiu no início da década de 1890 em vários países, nos quais adotou diferentes denominações: Jungendstil, na Alemanha; Style Sapin, na Suíça; Sezessionstil, na Áustria; Modern Style, na Inglaterra; Stile Liberty, na Itália; Arte Nova, em Portugal; Modernismo na Espanha.

O mérito desse movimento foi estender a noção de arte a objetos antes considerados simplesmente utilitários - como móveis e acessórios próprios da decoração de interiores - e procurar uma maior liberdade criativa na imitação das formas orgânicas da natureza. É uma das origens da arquitetura contemporânea e entre os seus representantes destacam-se os belgas Victor Horta e Henry van de Velde, que exerceram profunda influência na arquitetura racionalista posterior; o francês Hector Guimard, criador dos acessos às estações de metrô de Paris; os arquitetos vienenses Otto Wagner, Joseph Maria Olbrich e Joseph Hoffmann; Antoni Gaudí, modernista catalão cuja obra A Sagrada Família teve início em 1883. Na Escócia, Charles Rennie Mackintosh idealizou a Glasgow School of Art (1887-1889), transformada em biblioteca entre 1907 e 1909, com uma sintaxe retilínea, que culmina na audaz fachada de ferro e vidro. (
Coladaweb.com)

 
As imagens, títulos e textos que reproduzirei nesta série, recebidas com um PPS do meu amigo JAS, representam uma verdadeira aula do estilo Art Nouveau. A mensagem completa reúne um total de 72 imagens e cobre todo o universo, todas as áreas do conhecimento humano que sofreram as influências desse estilo.

Poderia reproduzir apenas as 28 imagens ligadas à arquitetura, foco deste blog, mas aquelas referentes a outras áreas, num total de 44 imagens, também aparecerão nestas páginas, porque seria uma verdadeira falta de ética, um descaso gratuito ao excelente trabalho de Bernadete Vieira (bernadete1.vieira@gmail.com), uma pessoa que não conheço, mas que devo respeitar e dar-lhe os devidos créditos pelo que ela realizou: a formatação da mensagem em PPS, incluindo a procura e seleção de fotos da Internet, a escolha e inserção da maravilhosa música La Vie en Rose, divinamente interpretada por Madeleine Peyroux.

Assim sendo, meus visitantes, antes de virem as imagens sobre arquitetura - porque seguirei a sequência dos slides da mensagem - deverão se contentar em conhecer primeiramente alguns fundamentos que nortearam o estilo Art Nouveau e admirar as imagens relativas a outras áreas que sofreram as suas influências. Valerá a pena!

Devo destacar que os escritos nesta cor são penadas minhas; nesta cor, logo na entrada do post, da Coladaweb.com, utilizadas como a minha introdução da apresentação da série e, nesta cor, da mensagem recebida.
No final, esta série conterá 15 postagens. Caso queira receber a mensagem em PPS tal como a recebi, sonorizada, deixe um comentário no final desta postagem manifestando esse interesse, não se esquecendo de deixar o endereço do seu email. Pode, também, fazer a mesma solicitação mandando um email diretamente para mim (norrival@ig.com.br).

Assim, sem mais delongas, iniciemos esta primeira postagem

Art Nouveau – A renovação das formas

“A cada época a sua arte, a cada arte a sua liberdade”.


Frase na fachada do “Pavilhão de Exposições da Secessão de Viena” projetado por Joseph Maria Olbrich, arquiteto vienense e um dos grandes expoentes da Art Nouveau.


Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts)

- Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa industrial.

- Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.

- Teve influência no movimento francês Art Nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.


Belle Époque
- Período na história da Europa do final do século XIX (1871), anterior à eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914).

- Inovações tecnológicas: o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, inspiravam novas percepções da realidade.

- Com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura, Paris, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial.

- A arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.


L‘Art Nouveau

- Estilo que surgiu na Europa, 1890 e 1910.

- Difundiu-se por diversos países.

- Adquiriu nomes diferentes em cada um deles.


Foi um estilo estético aplicado essencialmente na arquitetura e em design de cartazes, móveis, vitrais, joalheria, metais, têxteis e escultura.


Características:

- Uso de formas originais;

- Aplicação de novos materiais como o ferro e o vidro.

- Estilização de formas da natureza: animais, flores e vegetações.

- Cores suaves e tons pastéis.

Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.


Pintura e artes gráficas

Avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida

Publicidade, rótulos e revistas





- Futuramente, para ver todas as postagens publicadas desta série, clica aqui.

- Fui!

Nenhum comentário: