terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Art Nouveau – 01/15

O estilo conhecido como Art Nouveau, surgiu no início da década de 1890 em vários países, nos quais adotou diferentes denominações: Jungendstil, na Alemanha; Style Sapin, na Suíça; Sezessionstil, na Áustria; Modern Style, na Inglaterra; Stile Liberty, na Itália; Arte Nova, em Portugal; Modernismo na Espanha.

O mérito desse movimento foi estender a noção de arte a objetos antes considerados simplesmente utilitários - como móveis e acessórios próprios da decoração de interiores - e procurar uma maior liberdade criativa na imitação das formas orgânicas da natureza. É uma das origens da arquitetura contemporânea e entre os seus representantes destacam-se os belgas Victor Horta e Henry van de Velde, que exerceram profunda influência na arquitetura racionalista posterior; o francês Hector Guimard, criador dos acessos às estações de metrô de Paris; os arquitetos vienenses Otto Wagner, Joseph Maria Olbrich e Joseph Hoffmann; Antoni Gaudí, modernista catalão cuja obra A Sagrada Família teve início em 1883. Na Escócia, Charles Rennie Mackintosh idealizou a Glasgow School of Art (1887-1889), transformada em biblioteca entre 1907 e 1909, com uma sintaxe retilínea, que culmina na audaz fachada de ferro e vidro. (
Coladaweb.com)

 
As imagens, títulos e textos que reproduzirei nesta série, recebidas com um PPS do meu amigo JAS, representam uma verdadeira aula do estilo Art Nouveau. A mensagem completa reúne um total de 72 imagens e cobre todo o universo, todas as áreas do conhecimento humano que sofreram as influências desse estilo.

Poderia reproduzir apenas as 28 imagens ligadas à arquitetura, foco deste blog, mas aquelas referentes a outras áreas, num total de 44 imagens, também aparecerão nestas páginas, porque seria uma verdadeira falta de ética, um descaso gratuito ao excelente trabalho de Bernadete Vieira (bernadete1.vieira@gmail.com), uma pessoa que não conheço, mas que devo respeitar e dar-lhe os devidos créditos pelo que ela realizou: a formatação da mensagem em PPS, incluindo a procura e seleção de fotos da Internet, a escolha e inserção da maravilhosa música La Vie en Rose, divinamente interpretada por Madeleine Peyroux.

Assim sendo, meus visitantes, antes de virem as imagens sobre arquitetura - porque seguirei a sequência dos slides da mensagem - deverão se contentar em conhecer primeiramente alguns fundamentos que nortearam o estilo Art Nouveau e admirar as imagens relativas a outras áreas que sofreram as suas influências. Valerá a pena!

Devo destacar que os escritos nesta cor são penadas minhas; nesta cor, logo na entrada do post, da Coladaweb.com, utilizadas como a minha introdução da apresentação da série e, nesta cor, da mensagem recebida.
No final, esta série conterá 15 postagens. Caso queira receber a mensagem em PPS tal como a recebi, sonorizada, deixe um comentário no final desta postagem manifestando esse interesse, não se esquecendo de deixar o endereço do seu email. Pode, também, fazer a mesma solicitação mandando um email diretamente para mim (norrival@ig.com.br).

Assim, sem mais delongas, iniciemos esta primeira postagem

Art Nouveau – A renovação das formas

“A cada época a sua arte, a cada arte a sua liberdade”.


Frase na fachada do “Pavilhão de Exposições da Secessão de Viena” projetado por Joseph Maria Olbrich, arquiteto vienense e um dos grandes expoentes da Art Nouveau.


Movimento das Artes e Ofícios (Arts & Crafts)

- Movimento estético (segunda metade do século XIX, Inglaterra) que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa industrial.

- Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.

- Teve influência no movimento francês Art Nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.


Belle Époque
- Período na história da Europa do final do século XIX (1871), anterior à eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914).

- Inovações tecnológicas: o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, inspiravam novas percepções da realidade.

- Com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e alta costura, Paris, a Cidade Luz, era considerada o centro produtor e exportador da cultura mundial.

- A arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau.


L‘Art Nouveau

- Estilo que surgiu na Europa, 1890 e 1910.

- Difundiu-se por diversos países.

- Adquiriu nomes diferentes em cada um deles.


Foi um estilo estético aplicado essencialmente na arquitetura e em design de cartazes, móveis, vitrais, joalheria, metais, têxteis e escultura.


Características:

- Uso de formas originais;

- Aplicação de novos materiais como o ferro e o vidro.

- Estilização de formas da natureza: animais, flores e vegetações.

- Cores suaves e tons pastéis.

Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.


Pintura e artes gráficas

Avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida

Publicidade, rótulos e revistas





- Futuramente, para ver todas as postagens publicadas desta série, clica aqui.

- Fui!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Monumentos famosos - San Francisco, Califórnia

San Francisco, Califórnia

- - - - - - - - - - - - - - - - -

- Para traduzir algum termo, use o Tradukka ( Link).

- Para ver as outras imagens desta série já publicadas, clique aqui.

- Fonte: De um email da minha amiga Ângela Tomaz Ventura.

- Fui, mas volto a publicar nesta série (Ainda faltam 13 imagens!)!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Índia Maravilhosa - 2/5

Kushuma Sarovara,Vrindavan

Palace à Bangalore


Jodpur


Mahabat Maqbara,près de Junagadh


Palace

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Para traduzir algum termo, use o Tradukka (Link).

- Para ver as outras imagens desta série já publicadas, clica aqui!

- Fonte: De um email que me foi enviado pela amiga Francine Grossi.

- Fui, mas volto!

Monumentos famosos - Mesquita Sheikh Zayed – 9/17





Informações sobre essa mesquita e detalhes da sua construção você encontra na postagem 1/17, que você acessa clicando aqui.

Para ver as outras imagens desta série já publicadas, clica aqui!

- - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Um email da minha irmã Ana Isabel, que mora em Salvador.

- Fui!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os 46 edifícios mais raros do mundo - 2/8

5. Palácio Ferdinand Cheval (França)


6. Edifício Canasta (Ohio, Estados Unidos)


7. Biblioteca Pública de Kansas
(Missouri, Estados Unidos)


8. Casa invertida (Tennessee, Estados Unidos)


9. Conjunto residencial (Montreal, Canadá)


10. Casas cúbicas (Rotterdam, Holanda)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Blog do Millôr Fernandes (Link).

- Pra tomar conhecimento da história da publicação desta série neste blog, visite o primeiro post dela, neste link.

- Pro futuro, até antes mesmo do fim do mundo em 2012 - Hê-hêêêê! -, se você quiser ver as outras postagens desta série já publicadas, clica aqui!

- I bibida prus músicus!

domingo, 13 de dezembro de 2009

A Coragem de Confiar - O Medo é o seu Pior Inimigo

- Texto de Roberto Shinyashiki, extraído do seu livro de mesmo nome que o título deste post.

As pessoas vivem de uma maneira que não gostam e fazem o que não querem para chegar a um lugar que não faz sentido para elas.

Mude a sua vida quando ela não estiver do jeito que você quer. Viver angustiado é uma escolha que você pode deixar de fazer.

Quando acontece uma crise, as pessoas ficam se perguntando quando ela passará, na esperança de que a situação volte a ficar como era antes dela surgir.

Contudo, as coisas nunca voltam ao que eram antes de uma crise, pois esta cria uma nova realidade e cada um de nós tem de evoluir para atuar nessa nova condição.

Quando as soluções parecerem impossíveis, olhe para o céu e lembre que Deus cuida de você, pense nas pessoas com quem você pode contar, por mais distantes que elas possam estar e olhe para dentro de si mesmo.

Substitua sua preocupação por fé, preencha sua sensação de vazio com paz de espírito e transforme seu desespero em esperança.

Quando a alma não é ouvida, você fica doente. A preocupação, a angústia e a depressão acontecem quando você não respeita sua alma.

A pessoa espiritualizada tem sempre a consciência de que realizar sua missão de vida, servir ao próximo e estar em paz consigo mesma são fundamentais para viver.

Quando temos fé, compreendemos que a vitória não vem de ganhar sempre o jogo, mas, sim, da consciência de realizar sua missão de vida.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Fonte: Esta mensagem e imagens vieram grudadas num email que nos foi enviado pela amiga Maria Cristina Campos Aloísio.

- Fui!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Monumentos famosos - Limmat River

Limmat River, Switzerland

- - - - - - - - - - - - - - - - -

- Para traduzir algum termo, use o Tradukka.

- Para ver as outras imagens desta série já publicadas, clique aqui.

- Fonte: De um email da minha amiga Ângela Tomaz Ventura.

- Fui, mas volto a publicar nesta série (Ainda faltam 14 imagens!)!

Índia Maravilhosa - 1/5

Chateau à Jaipur

Palais-des-vents, Jaipur

Transport par éléphant (Noce), Jaipur

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Para traduzir algum termo, use o Tradukka.

- Série formada por 23 fotografias. Hoje publico apenas três delas; na sequência, publicarei mais quatro posts, cada um com cinco fotos.

- Futuramente, para ver todas as fotos publicadas, clique aqui.

- Fonte: De um email que me foi enviado pela amiga Francine Grossi.

- Fui, mas volto!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mesquita Sheikh Zayed - 8/17



Informações sobre essa mesquita e detalhes da sua construção você encontra na postagem 1/17, que você acessa se klikaraqui.

Para ver as outras imagens da mesma publicadas nesta série, klikaqui!

- - - - - - - - - - - - - - - - -

- Fonte: Um email da minha irmã Ana Isabel, que mora em Salvador.

- Fui!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Os 46 edifícios mais raros do mundo - 1/8

No site do Millôr Fernandes existe uma pasta chamada Internet Nota 10, onde estão arquivadas dezenas, centenas de mensagens em PPS, a qual sempre visito à cata de novidades, como se tudo que ali se encontra arquivado não se tratasse de novidade para mim.

Sou um admirador ferrenho desse brasileiro, atraído que sou pela sua magistral verve, que considero única, inconfundível, e que, seguramente, é o puro resultado do modo como ele encara a vida, levando-a sempre de maneira alegre, porém não deixando de ser sarcástico vez por outra, e cujos sentimentos ele não deixa ou não consegue deixar que surjam cristalinos como água de ribeirão de serra quando escreve como colunista.

E o PPS que apresentarei neste meu modesto blog em blocos, ou bloc em blogos (Eita!), porque são muitos slides (46), foi copiado de um arquivo dele (linkaqui), tendo sido apresentado pelo próprio da seguinte maneira:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Monstros da arquitetura

Admirem essas maravilhas do engenho humano e respondam: cada um desses arquitetos não merecia uma prisão perpétua?

Esses monstrengos, resultado do casamento da megalomania com a estupidez, não mereciam estar em Dubai, a suprema excrescência urbanística?

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Então, vamos combinar o seguinte: hoje apresentarei apenas quatro slides; na sequência, serão mais sete blocos de seis slides cada um. Combinados?

Ah! Se vocês quiserem ir lá no site o Millôr e ver tudo antecipado, não se constranjam: klicaqui traveiz e vão lá, vão!

E digo-lhes mais: lá é muita da mais bacana do que aqui no meu brog/blog/bloc, porque tem som! E vocês podem dar uma navegada no site dele e se deliciarem com a sua vasta produção literária.

- Parece besteira minha, não? Contando o fim do filme!

- Acontece que quero porque quero todas as fotos dos edifícios malucos que lá estão, devidamente copiadas acá no meu blog. E faço uma pequena cortesia pros meus visitantes, o quê muito blogueiro filho-da-puta não faz!

- Sabe-se lá se um dia pega fogo no PC dele (do Millôr)! Se tal acontecer, ele pode tranquilamente dar um pulinho no meu bloc/blog e copiar tudo para si novamente. Isso é simplesmente uma idéia fenomenal - coisa que também nunca vi nenhum broguêro fazer igual! - e um ato de significado puramente humanístico, pois, como todo mundo diz, é dando que se recebe.

No momento, sem mais vento pra encher linguiças - que fica uma merda sem o trema! -, vamos à apresentação das imagens.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

1. Edifício sem nome, sem nenhuma legenda no PPS

2. A casa torcida (Sopot, Polônia)

3. Bosque circular (Darmstadt, Alemanha)

4. A Torre Galatea Figueres (Espanha)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Pro futuro, até antes do fim do mundo em 2012, se você quiser ver as outras postagens desta série publicadas, clica aqui!

- I bibida prus músicus!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Fantasma do Amor - Texto completo

Alterei o meu projeto original de publicar em blocos este verdadeiro poema do Paulo Moreira, para publicá-lo de uma vez só, com a exclusão de várias imagens da mensagem original em PPS que ele me enviou.

O dois blocos anteriormente publicados, aqui e aqui, permanecem como postados.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O Fantasma do Amor, de Paulo Moreira

Tudo acabou, nos separamos.

É como se tivéssemos abandonado uma casa que inventamos em nosso imaginário.

A força do amor construiu dentro de nós um lugar de sonhos cheio de quartos, salões, cozinhas, corredores, salas e jardins.

Cada canto é antigo conhecido de cada parceiro, pois foi construído tijolo a tijolo por mãos de dedicação.

Também existem sótãos, porões e masmorras.

Um lugar que apenas os dois conhecem o endereço.

A cada descoberta, um objeto novo.

Após os momentos vividos, uma decoração feita a quatro mãos.

Um castelo de sonhos povoado por alegrias e angústias, esperas e receios, chegadas e partidas.

Quando partimos, deixamos para trás essa morada do espírito e essa casa fica abandonada.

Porém, não deixa de existir em nós.

Notamos que mais que paredes abstratas, nossa antes morada criou uma energia própria e percebemos que demolir essa construção não é tão fácil quanto pode parecer.

É como se o fantasma do outro estivesse por toda parte.

Ora, sorrindo zombeteiro sobre a cama; ora, no topo da escada.

Por vezes vestido para a festa, às vezes nu, andando feliz pelos jardins,

Chorando na mesa da cozinha com a cabeça entre as mãos e as lágrimas do desfeito ou levitando no meio da sala.

Ruídos, músicas, imagens, lembranças do inexplicável, risadas e choros em nossa mente mal-assombrada.

Um amor que partiu, mas deixou em nós seu fantasma arrastando correntes pela casa agora abandonada, coberta pelas teias do não reencontro.

Habitação e habitante trocam de papel e nossa casa assombrada nos persegue, a todo instante. A todo lugar.

Ouvir incessantemente a voz de quem se foi, falando e falando o tempo todo, jurando amor, dizendo adeus, cobrando ausências, lamentando perdas.

Gritos de não me deixe partir, imagens do nosso amor em outros braços e novas promessas a quem sequer merece essas coisas insanas, apunhalam sem dó.

Certeza de que tudo dito a outro alguém são mentiras da revanche, das vinganças planejadas que jamais serão cumpridas.

Ouvimos os gemidos de quem nos amou, ainda mais altos do que um dia foram conosco, no prazer de outro corpo. É o nosso pior fantasma.

O ser que um dia amamos dirá, certamente, não ter imaginado esse mundo de sensações com tanta intensidade junto ao novo amor.

Ouviria de mim, um só murmúrio:

- Sei que não mentes, pois sei também que agora, no auge dos teus orgasmos, nunca o teu pensamento e a tua alma estiveram tão cravados em mim.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Se você, visitante amigo, quiser receber essa mensagem no formato PPS, completa, com som, mande-me um email (link) para mim ou manifeste esse interesse com um comentário abaixo desta postagem (Não se esqueça de deixar o endereço do seu email!). Prontamente atenderei ao seu pedido!

Quer mais informações sobre o Paulo Moreira?

- Obtenha-as na publicação do 1º bloco do meu projeto original, aqui.

E veja também o último slide da mensagem:

- Fui!